Restaurantes Populares

Restaurantes Populares

“Contribuir com a garantia do direito de todas as pessoas ao acesso a alimentos de qualidade, em quantidades suficientes e de modo permanente, com base em práticas alimentares saudáveis, devendo se realizar em bases sustentáveis”: É com essa premissa de atuação na área da Segurança Alimentar e Nutricional que a Ação Social do Paraná administra três unidades de Restaurantes Populares em Curitiba, localizados nos bairros Centro, Fazendinha e Sítio Cercado. Nesses locais são servidas em torno de 4 mil refeições por dia.

2019: Alimentação saudável e acessível

Os restaurantes populares de Curitiba, no ano de 2019, serviram diariamente alimentação saudável em quantidade e qualidade nutricionais necessárias à população usuária. O cardápio balanceado com refeições saudáveis, com alto valor nutricional, a preços acessíveis para as pessoas que estão em situação de insegurança alimentar, possibilitou a melhora na qualidade de vida e saúde dos usuários.

 

Qual foi o público beneficiado em 2019 nos Restaurantes Populares administrados pela ASP?

A pesquisa que avaliou o perfil do público dos três Restaurantes Populares, realizada em 2019, revela que a maioria dos usuários tem mais de 60 anos (39%) e mais da metade (55%) possui mais de 51 anos.

As pessoas que moram sozinhas também são maioria dentre os usuários, representando 35% dos que responderam à pesquisa. Lares com duas pessoas são 29%, com três pessoas 20%, com quatro pessoas são 9% e em 7% das casas moram cinco ou mais pessoas.

No quesito escolaridade, 57% concluíram o Ensino Médio, sendo que, entre esses, 14% possuem ensino superior completo. Dos entrevistados, 41% não concluíram o Ensino Médio.

Outro dado que merece destaque é a renda dos frequentadores. Na unidade do Fazendinha, 79,51% dos usuários têm uma renda menor ou igual ao salário mínimo (que em 2019 era de R$998,00). Na Matriz, 66,17% estão nessa mesma faixa de renda. Já no Sítio Cercado a maioria dos usuários (42,47%) recebe entre 1 e 2 salários mínimos por mês, enquanto 40,18% recebem valor igual ou inferior ao mínimo.

A pesquisa revelou também a renda per capita dos usuários, apontando em algumas situações que a renda total dividida pelos moradores da casa representa menos de um salário mínimo por pessoa.

Esses dados reforçam a importância dos Restaurantes Populares no servimento de refeições saudáveis e de qualidade para a população que mais necessita, a um preço acessível – o custo da refeição é de R$3,00. Dessa forma, os Restaurantes contribuem para a redução da situação de insegurança alimentar.


Restaurantes Populares

 

restaurante

 

Restaurantes Populares

Educação Alimentar e Nutricional

Além da atividade de produção e distribuição de refeições, os Restaurantes Populares administrados pela ASP realizaram atividades de educação alimentar e nutricional, contribuindo para o desenvolvimento social do território e fortalecendo sua característica de estrutura multifuncional dentro da perspectiva do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional. As ações educativas envolveram palestras e a abordagem dos usuários. Foram distribuídos fôlderes com temas com potencial de combater a fome e contribuir para hábitos alimentares saudáveis, promovendo a saúde e contribuindo para o enfrentamento de doenças e agravos não transmissíveis.

Temas abordados:
• Aleitamento Materno;
• Hipertensão e o consumo consciente do sal de cozinha;
• Obesidade Infantil;
• Carboidratos, principais fontes;
• Avitaminose;
• TPM - Tensão Pré-Menstrual;
• Frutas e verduras da estação;
• Constipação Intestinal;
• Nutrição na doença renal;
• Alimentação saudável na prevenção do câncer de mama;
• Alimentação saudável na prevenção do câncer de próstata;
• Ômega 3 e 6.

Restaurantes Populares

 

Capacitação para Qualidade do atendimento

Para melhor atendimento da população usuária dos Restaurantes Populares a equipe passou por um programa de treinamento durante todo o ano de 2019, com uma capacitação por semana, com temas voltados ao aperfeiçoamento de procedimentos da produção, segurança e qualidade de atendimento.

 

Restaurantes Populares