Projeto Intergeracional

projeto

Promovendo convivência e a troca de experiência

Em 2019, o projeto de convivência intergeracional promoveu encontros entre idosas, crianças, adolescentes e jovens, com o intuito de promover a convivência, integração, troca de experiências e a valorização da pessoa idosa.

O projeto intergeracional se tornou uma das oficinas de extrema importância no Asilo São Vicente de Paulo, Centro Dia e Centro de Educação Infantil Bom Pastor. Houve inúmeros benefícios, tanto para a pessoa idosa, quanto para as crianças, adolescentes e jovens. Com a atividade foi possível trazer às crianças e aos jovens a importância da valorização da pessoa idosa.

O Asilo São Vicente de Paulo recebeu a procura de várias escolas, de grupos organizados e de outros projetos sociais em 2019 para realizar ações intergeracionais. Foram realizadas atividades lúdicas como bingo, cafés da tarde, produções artísticas, contação de história, festas, jogos e brincadeiras, além de rodas de conversas, trocas de experiências, demonstrações de carinho e construção de novas amizades. Em especial, a Associação Acridas e o Colégio Marista, que atendem crianças e adolescentes, realizaram visitas periódicas às idosas no Asilo São Vicente de Paulo, o que possibilitou a efetivação de vínculos de amizades entre as crianças e idosas acolhidas. Observou-se a cada encontro o fortalecimento de vínculos afetivos.

O Centro de Educação Infantil Bom Pastor realizou atividade de integração com a família, recebendo os avós das crianças para aproximarem-se das atividades escolares, reforçando a importância da convivência intergeracional. A participação dos avós no processo de desenvolvimento da criança é de suma importância, pois reforça a identidade, a transmissão de valores, bem como fortalece o vínculo entre as gerações.

Em 2019, as atividades intergeracionais proporcionaram excelentes resultados, ampliando conhecimentos, aprofundando temáticas sobre o direito do idoso, e trouxeram benefícios da união da experiência da pessoa idosa com a esperteza e vivacidade das crianças e adolescentes.

Ao final dos encontros as pessoas idosas demonstraram-se mais alegres e com interesse em aprender coisas novas. As crianças ficaram mais calmas, respeitosas umas com as outras e curiosas em relação à pessoa idosa. Os participantes do projeto, a cada encontro, se aproximaram mais e todos se dedicaram às atividades propostas, colocando em prática a autonomia e suas habilidades.

cei