CEI BOM PASTOR

apresentação

CUIDAR E EDUCAR

O Centro de Educação Infantil Bom Pastor é um espaço especializado no atendimento diário de crianças de quatro meses a cinco anos de idade. O cuidar e o educar é realizado com base nos eixos estruturantes das práticas pedagógicas e das competências gerais da Educação Básica proposta pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC.

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2019: Assegurando direitos de aprendizagem e desenvolvimento

Os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento - conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se - asseguraram que as crianças aprendessem a desempenhar um papel ativo em ambientes de desafios, conseguindo resolvê-los. Assim, construíram significados sobre si, os outros e o mundo.

Através das propostas pedagógicas, o CEI buscou ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades das crianças atendidas. Desde os primeiros meses de vida as crianças aprendem a partir do contexto familiar e escolar em que estão inseridas, por meio da socialização, autonomia e da comunicação. Considerando esses saberes e conhecimentos, as atividades pedagógicas foram realizadas por meio dos seguintes campos de experiências estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC:

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O eu, o outro e o nós

Neste campo foram realizadas, entre as seis turmas, 1930 propostas, nas quais as crianças puderam ter, de forma planejada, suas primeiras experiências de autocuidado e de interações sociais com outras crianças e com adultos. Por meio de momentos lúdicos e educativos instigou-se a importância do cuidado com o corpo, hábitos de higiene, alimentação saudável, organização diária de pertences e brinquedos, entre outros. Esses momentos contribuíram para a promoção da autonomia, saúde e do bem-estar, a fim de garantir o desenvolvimento físico e cognitivo.

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Corpo, gestos e movimentos

Em 2019, possibilitou-se o desenvolvimento da consciência corporal das crianças através da exploração dos sentidos, movimentos impulsivos ou intencionais, coordenados ou espontâneos com objetos e espaços do entorno. Realizaram-se diariamente: brincadeiras de roda, brincadeiras cantadas e rítmicas, esconde-esconde, pega-pega, circuitos, danças, corridas, alongamentos, cambalhotas, caminhadas, engatinhadas, arrastar-se, acertar latas, boliches, andar de bicicletas e motocas, entre outras tantas propostas que levaram as crianças a desenvolver noções espaciais e de autoconhecimento. Ao todo, foram realizadas 1.398 atividades de movimento.

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Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

Este campo de experiência motivou as crianças a desenvolverem um olhar mais crítico e criativo do mundo, expressando-se através da fala, descrição e narração, ampliando e construindo saberes. Foram realizadas 1.452 propostas que envolveram o uso de elementos da natureza: carvão, pedra, água, folhas caídas de árvores, gravetos, argila, frutas, grama, areia, esponja vegetal, entre outros. Trabalhou-se também com medidas e formas geométricas para garantir o desenvolvimento do pensamento matemático, incluindo atividades de observação do tempo e do clima, contagem das crianças, calendário, vestimentas, músicas com numerais, entre outros.

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Traços, sons, cores e formas

O objetivo neste campo de atividades foi desenvolver os aspectos artísticos, culturais, estéticos e de diversidade. Por meio das 649 atividades com cores, formas, texturas e sons as crianças puderam perceber a rica diversidade cultural em que estão inseridas. Elas ainda construíram as suas próprias experiências artísticas, desenvolvendo a criatividade a partir de propostas pedagógicas com riscantes, cola, tintas, barbantes, entre outros materiais diversificados.

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Escuta, fala, pensamento e imaginação

O CEI Bom Pastor contribuiu para que as crianças ampliassem o pensamento sobre elas mesmas, sobre o mundo e sobre a linguagem, por meio da estimulação da imaginação. As propostas planejadas pelas professoras contemplaram leituras e contações de histórias de diferentes gêneros textuais, jogos verbais, parlendas, rodas de conversa, teatro, canto da leitura, entre outras propostas que potencializaram a oralidade e a escuta nas crianças. Tiveram por objetivo o aprendizado da linguagem escrita, sua função, conteúdo e formato em cada tipo de leitura, bem como incentivar as crianças a tornarem-se leitoras a partir da utilização de livros, folhetos, revistas, gibis, palitoches e fantoches. Como resultado das 3.570 atividades houve a ampliação de repertório do vocabulário da criança, expressão de suas ideias, desejos e sentimentos sobre sua vivência por meio da linguagem oral e escrita.


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Desenvolvimento infantil em parceria com a família

O CEI Bom Pastor fez do seu espaço um lugar aconchegante, prazeroso e desafiador, no qual as crianças puderam ter garantidos o seu desenvolvimento intelectual, físico e social. A família foi fundamental nesse processo. Ao longo do ano foram realizados momentos de integração, reuniões formativas sobre temáticas do desenvolvimento infantil e dois momentos culturais: um sobre “Gêneros Literários”, em que as famílias puderam prestigiar as produções culturais das crianças, e outro sobre “Escolas de Pais”, com palestras sobre o impacto da educação e cuidados da família no desenvolvimento da criança.

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