ASILO SÃO VICENTE DE PAULO

Asilo

Uma casa repleta de Vida

O Asilo São Vicente de Paulo, fundado em 1926, é uma referência para a comunidade no atendimento, na promoção da qualidade de vida e no resgate à dignidade da pessoa idosa. A instituição é responsável pela garantia do bem-estar de 150 idosas. O atendimento de longa permanência é dirigido a mulheres que possuem diferentes vulnerabilidades sociais e graus de dependência. Tem por objetivo garantir os direitos da pessoa idosa e todas as atividades de vida diária de forma humanizada.

 

Humanização na garantia de direitos

O acolhimento institucional das idosas preza pela humanização do atendimento e pela garantia de direitos sociais. Desde o momento da acolhida, e permanentemente no acolhimento, a humanização se fez presente, com: a valorização da história de vida e conhecimento de cada idosa; a escolha do lar para sua residência;
o acesso a documentos pessoais; a garantia do direito à renda; o incentivo à autoestima; e o fortalecimento da identidade pessoal, por meio do atendimento personalizado.

Convívio Familiar e Comunitário:

Ao longo de 2019, buscou-se o resgate, a manutenção, o estreitamento e o fortalecimento dos vínculos familiares das idosas a partir de contatos telefônicos, reuniões individuais e coletivas e incentivo a visitas e as festas. Promoveu-se a convivência comunitária por meio de atividades de cultura, lazer e esporte com o apoio de diversas empresas parceiras, grupos organizados e a comunidade em geral, que levaram atividades ao asilo e promoveram passeios com as idosas.

Destaca-se a implantação do projeto Amigo Solidário, com voluntários capacitados. Realizou-se o processo de aproximação com as idosas e o fortalecimento de amizades, através de visitas semanais dos amigos solidários.

Asilo


Suporte emocional humanizado

Com o foco em preservar e promover a saúde e o bem-estar emocional das moradoras, foram realizadas avaliações do estado mental e atendimentos psicológicos individuais e grupais. Realizaram-se diversas oficinas ocupacionais, de lazer e culturais com a participação de voluntários, as quais tiveram como resultado o estímulo à socialização, a preservação cognitiva e da coordenação motora, o despertar de talentos, a melhora na autoestima e na qualidade de vida das idosas.

asilo

Alimentação saudável com acompanhamento nutricional

A segurança alimentar e nutricional das idosas acolhidas é um dos pilares de atendimento do Asilo São Vicente de Paulo. Diariamente, foram servidas refeições em quantidade e qualidade adequadas para uma vida saudável, considerando, de forma humanizada, suas preferências e cultura alimentar. A instituição dispõe de cozinha estruturada com equipamentos industriais que atendem à demanda de aproximadamente 1.500 refeições ao dia para as idosas e colaboradores. O cardápio das idosas contempla cinco refeições diárias, hidratação e suplementação distribuída para moradoras de baixo peso em risco nutricional. A equipe prepara a alimentação de acordo com a dieta prescrita pela nutricionista: baixo teor de sódio, controle glicêmico, dietas isentas de lactose, entre outras.

asilo

Acompanhamento nutricional diário

Realizaram-se mensalmente as avaliações antropométricas e dietéticas das idosas. As medidas coletadas possibilitaram o cálculo mensal de necessidades energéticas basais, as necessidades energéticas diárias, o diagnóstico nutricional e a prescrição das dietas individualizadas.

asilo

 

Cuidados diários com saúde e bem-estar

Os membros da equipe médica e de enfermagem proporcionaram maior qualidade de vida às moradoras, atuando na prevenção, na cura, na reabilitação e na paliação, conforme cada quadro clínico, com atendimento humanizado e individualizado.

Realizaram-se diariamente: consultas médicas e de enfermagem, verificação de sinais vitais, curativos, administração de medicamentos, atendimento humanizado aos quadros clínicos paliativos, entre outros procedimentos para a garantia de saúde e bem-estar das idosas.

Contamos com a parceria da rede pública de saúde municipal para consultas e exames especializados e atendimento a situações de saúde agravadas que necessitaram de internamento. Além disso, os tratamentos odontológicos foram realizados por meio de parceria com dentistas voluntários e da rede pública.

O atendimento humanizado contou com o apoio da família. Periodicamente, houve reuniões para orientações e informações da equipe médica e de enfermagem sobre o quadro clínico e a necessidade de alterações na medicação.

asilo


Apoio e acompanhamento às moradoras nas Atividades de Vida Diária

Em 2019, as mais de 60 cuidadoras de idosas do Asilo São Vicente de Paulo acompanharam as moradoras nas atividades de vida diária, incluindo auxílio na alimentação, higiene pessoal, locomoção, lazer e o acompanhamento em consultas médicas e exames, garantindo conforto, segurança e qualidade de vida no acolhimento institucional. O auxílio nas atividades de vida diária promoveu a valorização da autoestima, o incentivo à autonomia e à independência, respeitando a individualidade e a identidade de cada moradora.

O acolhimento das novas moradoras em 2019 foi realizado de forma humanizada, com a avaliação multidisciplinar, a identificação do perfil da idosa, a escolha do quarto para a melhor adaptação e socialização, a apresentação das dependências da ILPI (Instituição de Longa Permanência para Idosos), bem como das demais moradoras e dos funcionários, entre outras práticas para as boas-vindas.

asilo


Estímulos à mobilidade, ao equilíbrio e à consciência corporal

O acolhimento institucional, ao longo de 2019, promoveu o incentivo e a manutenção da funcionalidade motora das idosas, melhorando a qualidade de vida. O atendimento fisioterapêutico incluiu avaliações, atendimentos individuais e em grupo, caminhadas e oficinas do movimento. Todos os resultados impactaram na melhora do desempenho motor das idosas, proporcionando também a socialização, a melhora da consciência corporal e a manutenção do equilíbrio, da força e da propriocepção (capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo).

Resultados práticos evidenciados nas atividades de Fisioterapia:
• Aumento ou manutenção da amplitude de movimento;
• Aumento ou manutenção da força muscular suficiente para o nível de função das idosas;
• Aumento da resistência física para todas as atividades funcionais;
• Promoção da independência e de um melhor desempenho em todas as atividades de vida diária, incluindo mobilidade no leito e • transferências nas diversas posturas;
• Melhora da eficiência e segurança no padrão de marcha;
• E aumento de estabilidade articular e do equilíbrio, visando à recuperação ou a manutenção da autonomia.

asilo


Garantindo direitos de saúde e bem-estar

O atendimento farmacêutico no Asilo São Vicente Paulo, em 2019, proporcionou às moradoras a garantia de tratamento medicamentoso seguro, pois a correta dispensação dos medicamentos de acordo com a necessidade, na dose correta e para o paciente correto, seguiu rigorosamente a prescrição médica e as regras de segurança do paciente do Ministério da Saúde.

Diariamente, a farmácia realizou o fracionamento dos medicamentos, garantindo segurança no controle e na administração das doses, diminuindo os riscos associados à terapêutica medicamentosa. Também foi realizado, de forma adequada, o fornecimento de materiais médicos essenciais ao atendimento das moradoras.

asilo