Apresentação

apresentação


APRESENTAÇÃO

Vale a pena correr risco por pequenos atos ou correr risco por algo incrível, maravilhoso, por uma vida, pela sua existência e de outrem?

Na vida nós temos que fazer escolhas, precisamos conhecer o mundo em que vivemos e as pessoas com quem convivemos.

Devemos refletir: O que nós estamos fazendo na vida? Para que serve o dia de hoje na minha vida e na vida dos outros? Não podemos perder oportunidades de viver, de agir em cada momento, de modificar situações que presenciamos. Esse dia não voltará mais. Podemos e devemos mudar o que vamos viver amanhã. Devemos descobrir as maravilhas da vida, refletir “o que me faz feliz?”. É fundamental abrir os olhos, principalmente os da alma e a janela do coração.

Pensar sobre o sentido da vida me faz refletir sobre os jovens que se encontram diante do altar no casamento, assim como sobre o paradoxo ao celebrar os 50 ou 60 anos de casados. Ao olhar para os olhos da noiva e do noivo vejo uma vida inteira de amor, de uma família a ser construída, de sonhos e encantos, assim nasce uma vida que será marcada pelos sonhos, conquistas, desilusões e perdas.

Mas o que tem a ver tudo isso com o relatório de prestação de contas da Ação Social do Paraná? Tudo, porque estamos falando dos sonhos e vidas que temos em nossas mãos. Por isso, temos a responsabilidade da gestão de uma instituição que cuida de VIDAS, que tem o objetivo de fazer pessoas de todas as idades terem a oportunidade de encontrar a alegria de viver e de sonhar.

Quais sentimentos temos ao nos deparar com uma idosa que passou por ruptura de vínculos com sua família? O que podemos fazer? Assim nós trabalhamos com todos os técnicos que diariamente dedicam-se a acolher plenamente a vida dessa idosa, com os seus sentimentos, dores e alegrias, valorizando e respeitando a sua história. No Asilo São Vicente de Paulo, trabalhamos para que cada idosa acolhida sinta-se amada, protegida e tenha um lar para ser feliz e continuar a sonhar.

A Ação Social do Paraná faz ainda mais: nós alimentamos pessoas! Temos o compromisso com o combate e enfrentamento da fome de milhares pessoas. Com responsabilidade realizamos a gestão de três restaurantes populares de nossa cidade. Homens e mulheres de bem em busca de uma refeição saudável e com preço acessível.

E as crianças? O que dizer de crianças indefesas e alegres com vida a escrever? No Centro de Educação Infantil Bom Pastor nós participamos da construção dessa história, ajudando-as a sonhar com um mundo melhor. Um mundo que vale a pena viver e lutar para que todos tenham oportunidades de ser feliz, de amar e de ser amado.

Sou realizado por fazer parte e ajudar a construir a história dos 75 anos da Ação Social do Paraná, por grandes conquistas e por esta equipe de trabalho que acredita em nossos projetos e sonhos. O nosso desafio na ASP é fazer as pessoas se sentirem bem e construir um mundo melhor, de valorizar cada ser humano e que todos saibam o quanto são importantes. Não podemos ter medo, não podemos hesitar diante de vida. Os desafios são pequenos para quem quer ser grande e viver intensamente.

Obrigado por fazer parte desta história.

Abraços
Pe. José Aparecido Pinto