CENTRO DIA

centro dia

Qualidade de vida para o idoso,
mantendo o convívio com a família

O Centro Dia do Asilo São Vicente de Paulo proporcionou a 34 idosos um espaço de acolhimento, proteção, convivência comunitária e de acompanhamento das suas atividades de vida diária. Por meio de atividades socioassistenciais o vínculo familiar foi fortalecido, prevenindo o acolhimento institucional precoce, a violência intrafamiliar e a segregação social do idoso.

A equipe assegurou o direito da pessoa idosa à convivência familiar e comunitária, através da promoção da socialização e da integração, gerando a melhora na qualidade de vida dos idosos semidependentes e independentes, seus cuidadores e suas famílias, favorecendo a qualidade de vida do público atendido e promovendo apoio às famílias na tarefa do cuidar.

Foram realizadas ao longo de 2019:

centro diaAtravés dessas foram obtidas informações sobre o idoso e seus familiares, conhecendo a dinâmica das suas relações, identificando a necessidade de acompanhamento e possíveis encaminhamentos à rede de proteção socioassistencial.

centro diaCom assuntos pertinentes a relacionamentos interpessoais, conviver com as diferenças, compreensão, compaixão e respeito.

centro diaRealizadas pela terapeuta ocupacional e pela equipe do Centro Dia, trabalhando a coordenação motora fina, visomotora, movimento em pinça e a cognição, por meio da pintura, desenho, recorte e colagem.

centro dia Realizadas pela fisioterapeuta, trabalhando mobilidade, equilíbrio, força muscular, coordenação motora ampla e lateralidade.

centro dia Estimularam a memória, a motricidade fina e visomotora e o movimento em pinça, por meio de atividades como desenho, pintura, recorte, colagem, trabalho com argila e papel machê.

centro dia Resgataram os valores culturais dos idosos, a memória educacional familiar e a relação interpessoal e intergeracional dos idosos. A contação de histórias foi realizada em parceria com voluntários da “Casa do Contador de Histórias”.

centro dia Promoveram a socialização, a integração, o lazer e a estimulação cognitiva do grupo.

centro dia Trabalharam a cognição e a memória, estimulando a compreensão e a coordenação motora fina e visomotora, por meio da escrita.

 

centro diaOs passeios no jardim propiciaram o banho de sol, a caminhada e roda de conversa. Também foram promovidas visitas ao Museu Oscar Niemeyer (MON), Parque Barigui e Museu da Vida.

centro dia Promoveram a integração dos idosos do Centro Dia com as moradoras do asilo e com a comunidade.

centro dia Trabalharam a promoção do acolhimento, afetividade e interação social entre o grupo.

centro dia As atividades desenvolvidas foram de rodas de conversa sobre fotografias antigas e recorte e colagem de imagens simbólicas em revistas.

centro dia Trabalharam movimentos através da dança, gestos, exercícios físicos, acompanhados por música.

centro dia Trabalharam com o cognitivo e as memórias numérica, semântica e de evocação do grupo de idosos, através de perguntas e charadas.

centro dia Foram trabalhados aspectos psicomotores envolvendo tonicidade, equilíbrio, lateralidade, praxia global, estruturação espaço-temporal e noção corporal, por meio de circuitos funcionais.

centro dia Fortaleceram a coordenação motora ampla, a lateralidade e o ritmo.

centro dia