Alimentação saudável e acessível
Os Restaurantes Populares de Curitiba, no ano de 2022, serviram diariamente alimentação saudável em quantidade e qualidade nutricionais necessárias à população usuária. O cardápio balanceado com refeições saudáveis, com alto valor nutricional, a preços acessíveis para as pessoas que estão em situação de insegurança alimentar, possibilitou a melhora na qualidade de vida e saúde dos usuários, bem como propiciou renda discricionária, pois ao economizar na alimentação os usuários puderam ter acesso a demais bens de consumo.
No ano de 2022, a Ação Social do Paraná foi responsável pela gestão dos Restaurantes Populares Matriz, Pinheirinho, Fazendinha, Sítio Cercado e, a partir de 11 de janeiro, iniciamos o atendimento no Restaurante Popular do Capanema, com capacidade de atendimento de 500
usuários por dia.
Considerando o estado de pandemia de covid-19, até o dia 3 de junho os Restaurantes Populares ofertaram a opção da compra da refeição através de marmitas.
Entendendo a complexidade e gravidade da situação socioeconômica e de vulnerabilidade vivenciada pela população curitibana, em especial a população em situação de rua, os Restaurantes Populares, em parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba, forneceram diariamente 100 refeições para o Hotel Social de Curitiba. Além disso, o espaço do Restaurante Popular Matriz foi cedido a várias entidades para o servimento de 250 lanches da tarde, de segunda a sexta-feira, e almoço aos finais de semana para a população em situação de rua. Nas últimas duas semanas de dezembro foram servidas 2.000 refeições para o Mesa Solidária.
Capacitação para qualidade do atendimento
Para melhor atendimento da população usuária dos Restaurantes Populares, a equipe passou por um programa de treinamento durante todo o ano de 2022. A meta foi uma capacitação por semana, com temas voltados ao aperfeiçoamento de procedimentos da produção, segurança e qualidade de atendimento e prevenção à covid-19. As capacitações para os funcionários tiveram os seguintes temas:
• Atendimento ao cliente
• Boas Práticas de Manipulação: Teoria e Prática
• POP (Procedimento Operacional Padronizado)
• EPI’s (Equipamento de Proteção Individual)
• Ergonomia
• Processos de Trabalho
EM 2022:
100% dos funcionários capacitados para
o desempenho de suas funções
Restaurante Popular Fazendinha: 48 treinamentos
Restaurante Popular Matriz: 48 treinamentos
Restaurante Popular Sítio Cercado: 48 treinamentos
Restaurante Popular Pinheirinho: 48 treinamentos
Restaurante Popular Capanema: 48 treinamentos
Pesquisa de Satisfação
Como aconteceu em anos anteriores, em 2022 foram realizadas pesquisas de satisfação com os usuários dos Restaurantes Populares. Nessas pesquisas foram entrevistadas 2.000 pessoas nas cinco unidades (Matriz, Sítio Cercado, Fazendinha, Pinheiro e Capanema), que responderam perguntas socioeconômicas e de avaliação do serviço prestado.
A partir da análise dos dados, observamos que 57% dos frequentadores de todas as unidades são do gênero masculino e 42,85% são do gênero feminino. Verifica-se, também, que os restaurantes são frequentados por usuários de todas as faixas etárias. Além disso, 81,15% dos entrevistados declararam possuir renda familiar de até 2 salários-mínimos. A pesquisa também demonstrou que
os itens que mais agradaram os usuários foram o preço acessível e o atendimento recebido:
- 76,88% dos entrevistados deram nota 5 (ótimo) para a satisfação geral com o restaurante;
- 79,50% deram nota 5 (ótimo) para a guarnição;
- 81,70% deram nota 5 (ótimo) para o prato principal;
- 77,70% deram nota 5 (ótimo) para a salada.